top of page

Cordel - O cuscuz no sertão


Você é o que você come! Cordel - O cuscuz no sertão

O cuscuz no meu sertão é ouro em cima da mesa, ver a cuscuzeira cheia pra gente é uma riqueza.

Desse bendito alimento, nesse consentimento desse povão sofredor, o cuscuz de cada dia é motivo de alegria para o pobre trabalhador.

O cuscuz é bênção de Deus na vida do nordestino, eu mesmo como cuscuz desde quando era menino, não vou negar que sou fã, no cafezinho da manhã, no almoço, no jantar.


Comigo não tem frescura, pode faltar mistura, mas sem o cuscuz não dá. Um cuscuzinho com leite feito na hora quentinho, com manteiga da terra, com tripa seca, toucinho, com mortadela, sardinha e aquela velha graxinha do saboroso galeto. Cuscuz com ovo, jabá e a gente pode inteirar com arroz branco e feijão preto.

Lá em casa tem fartura, falta água, falta luz,mas graças ao pai eterno nunca nos faltou cuscuz. Seja grato meu irmão. Em qualquer situação não importa o que há, creia no senhor Jesus e vamos comer cuscuz, que no mas Deus proverá.


(Souza Filho - Cordel)


Você é o que você come! Cordel

CURIOSIDADE


No Brasil, há dois tipos de cuscuz: o do Centro-Sul e o do Nordeste. Em ambos, a massa é de milho. O cuscuz paulista e mineiro constitui uma refeição substancial e é feito com farinha de milho, recheado com camarão, peixe ou frango e com molho de tomate. O cuscuz nordestino é uma massa de milho (usa-se a fubá) temperada com sal, cozida no vapor de água e depois umedecida com leite de coco. Cuscuz com manteiga é prato matinal ou da ceia da noite.


Você é o que você come! Lucilene Bueno - Personal Chef

CORDEL


Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.


Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados.


Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.


Cordel também é a divulgação da arte, das tradições populares e dos autores locais e é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro.


No Brasil, a literatura de cordel é encontrada no Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.


Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores. Hoje também se encontra em outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, e são vendidos em feiras culturais, casas de cultura, livrarias e nas apresentações dos cordelistas.




bottom of page