CUSCUZ NORDESTINO
Ingredientes
-
2 xícaras (chá) de floco de milho pré cozido
-
1/2 colher (sobremesa) de sal
-
1/2 xícara (chá) de água
Modo de preparo
-
Numa tigela, misturar o floco de milho pré cozido com o sal e a água até formar uma farofa úmida.
-
Colocar na cuscuzeira e levar ao fogo baixo por 10 minutos. Se não tiver uma cuscuzeira pode improvisar colocando água pra ferver em uma panela e encaixar o escorredor de macarrão com o cuscuz dentro e cozinhar a vapor.
-
Comer ainda quente, uma boa opção é regar com uma quantidade generosa de manteiga de garrafa.
Curiosidades
Preciso confessar. Lembro que minha mãe fazia algo parecido com um cuscuz nordestino, o sabor era fantástico e a manteiga derretia por cima, hummmm. Mas ela não se lembra da receita, então outro dia, após assistirmos "O Auto da Compadecida", inventei de fazer em casa esta delícia brasileira, rs... peguei uma receita na internet e, claro, deu errado, ficou horrível, Bessie (a porca) adorou, o Rodrigo não pode nem ouvir falar em "cuscuzinho com leite", rs.
Depois do desastre improvisei uma forma de cozinhar a massa no vapor e deu tudo certo. Esta receita, aqui em casa, todos aprovam.
O cuscuz nordestino, para quem não conhece, não se parece em nada com o Paulista que é cheio de ingredientes, é um cuscuz simples que se pode consumir com carne de sol, ovo, manteiga, mortadela, sardinha ou qualquer outro ingrediente que sua imaginação e seu paladar permitir.
No Nordeste, o cuscuz é comumente consumido nas três principais refeições diárias, podendo ser o prato principal do café da manhã e/ou do jantar e sendo utilizado como farofa no almoço.