FAROFA DE IÇÁ
Ingredientes
-
1l de içá limpo (só o abdômen, sem o ferrão, asas e pernas)
-
200g de banha de porco
-
4 dentes de alho
-
3 xícaras de farinha de mandioca
-
sal a gosto
-
cheiro verde para decorar
Modo de preparo
-
Colocar as içás em uma panela, em fogo baixo, até que comecem a torrar.
-
Quando começar a exalar o perfume característico, acrescentar a banha de porco e fritar.
-
Adicionar o alho e deixar dourar.
-
Desligar o fogo e adicionar a farinha de mandioca. Mistrurar bem.
-
Decorar com cheiro verde e servir.
Curiosidades
Se fechar os olhos ainda consigo ver com clareza nossa latinha cheia de óleo fervilhando e aquelas deliciosas formigas fritando e exalando um perfume único e inconfundível.
Eu e meus sobrinhos eramos crianças quando comemos pela última vez um bom prato realmente exótico.
Esperávamos o ano todo pelo banquete. No meio da primavera, entre outubro e fim de novembro, quando surgem os primeiros sinais de chuva, segundo a lenda “é nesta época que Tupã fica enfurecido e, quando se iniciam as trovoadas, as panelas de formigas estremecem e começam a estourar”. É sinal de que chegou a temporada de caça às içás.
Nossa festa começava com a ansiedade pela revoada de içá, em uma boa caçada enchíamos uma garrafa pet. Minha irmã não permitia que a iguaria fosse preparada dentro de casa, então meu cunhado fazia um fogo no quintal e fritávamos nossas deliciosas formigas em uma latinha de óleo. Depois de fritas sentávamos no balanço na árvore e comíamos, esperando pelo ano seguinte.
A farofa é feita com banha de porco, em fogão à lenha. O gosto de formiga torrada, aliada ao tempero com alho, é peculiar e indescritível, seu sabor é único.
A parte inferior do abdômen da tanajura possui cerca de 30% de gordura e 15% de proteína. Como "rainha do sauveiro" ela pode viver mais de 14 anos.