top of page
Chegou a hora de decidir a melhor parte da festa: como todos ficarão bêbados!

Apaixonada por história e por gostar de compartilhar com outras pessoas meus conhecimentos, este site surgiu da ideia de agrupar matérias, receitas e curiosidades que despertam meu interesse.  Vamos entender um pouco deste universo das bebidas, que desperta a curiosidade mesmo de quem não bebe.

Mesmo que você não goste ou não freqüente bares, certamente sabe do que se trata. É um local muitas vezes agradável e aconchegante, serve bebidas alcoólicas ou não. Quando equipados e bem montados propicia bom desempenho do profissional e favorece o bem estar dos clientes. Cada bar deve ser adaptado com móveis e equipamentos de acordo com a necessidade e característica da proposta do estabelecimento, por exemplo, um Cocktel Bar é necessário que tenha espaço suficiente para que todos possam se mover mesmo quando o bar estiver cheio.

 

PUB – é um bar típico inglês, trabalha-se com vendas de cerveja, whisk, coquetéis e se destaca pela decoração em madeira escura, balcão grande, iluminação indireta, pouca mesa p apoiar bebida, caro e com ar londrino.

 

PIANO BAR – é um bar de luxo e requintado, comum em hotéis onde a figura principal é o piano e pianista. Foca na conversa e degustação, geralmente serve-se coquetel e petisco, já o piano de rua, costuma servir comida.

 

BAR HOTEL – pode ser simples ou luxuoso e recebe geralmente turista, atende tanto os clientes como os apartamentos. O cardápio é restrito ao e não ao hotel.

 

AMERICAN BAR – neste tipo de bar a figura central é o barman, geralmente fica na entrada de hotéis luxuosos ou restaurantes, bem iluminado e está sempre em foco. Tem uma brigada muito bem treinada e é gerenciado pelo chef de bar. Possui uma diversidade de bebidas e coquetéis, além de salgadinhos e canapés. É um bar clássico americano onde o cliente senta-se no balcão.

 

BAR DE RESTAURANTE – serve aperitivo e bebidas, geralmente atendendo durante a espera do cliente até ser conduzido a sua mesa.

 

BRASSERIE - abre de manha e vai noite adentro. Serve vinho em taça e possui um cardápio variado e rápido.

 

BAR DISCOTEQUE – encontra-se dentro das baladas, onde o foco é a venda de bebida, coquetéis montados e pedido rápido.

 

COCKTAILBAR – sempre luxuoso com bebidas tradicionais e coquetéis, gerenciado pelo barman.

 

SNACKBAR – um ambiente comum de grandes hotéis e lojas de departamentos. Com refeição rápida, petisco e lanche onde a bebida é apenas um acompanhamento.

 

WHINEBAR - especialistas em vinhos, queijos, lanches e pratos rápidos.

Um coquetel, cacharolete ou cocktail é uma bebida que combina duas ou mais bebidas alcoólicas ou não alcoólicas, à qual costuma ser adicionado gelo (em cubos ou picado), às vezes frutas, creme de leite, açúcar, leite condensado, entre tantos outros ingredientes. É geralmente servido em festas e eventos sociais.

 

Sua origem é bastante remota. Na Grécia Antiga, se misturava, ao vinho, desde água do mar a mel de abelhas ou mesmo vinagres para dissolver e abrandar seu gosto, tendo, assim, um cocktail. 

Na Idade Média, durante as festas de Natal, se misturavam sucos de frutas e passas e frutas secas aos destilados, acompanhados sempre de vinhos, espumantes ou não, pois estes eram muito fortes, com graduação alcoólica de 60 a 80 graus G.L.

 

Naturalmente, a coisa foi evoluindo das primitivas misturas para combinações mais elaboradas e atraentes. Como em quase todos os conhecimentos adquiridos pela humanidade, a habilidade em se produzir coquetéis deu-se empiricamente, com o acumulo gradual de experiências, passando da mistura aleatória de bebidas para uma prática sistemática de produção, de manifestação reconhecida de talento e criatividade. Desta forma, não o surgimento, como defendem alguns estudiosos do assunto, mas sim a consolidação e o amadurecimento da habilidade técnica na manipulação e na combinação de bebidas aconteceram na Inglaterra em meados do século XIX. Em seguida, alastrou-se pelo resto da Europa.

 

Entretanto, foram os americanos que realmente popularizaram e consagraram o cocktail, principalmente a partir da década de 1920, ironicamente durante a vigência da lei seca nos Estados Unidos. Era um meio de se amenizar o terrível gosto das bebidas fabricadas ilegalmente e também uma forma disfarçada de se beber sem chamar a atenção das autoridades. Foi o caso por exemplo, do Bloody Mary.

 

Muitos coquetéis são populares no mundo todo mas alguns alcançaram a condição de astros, verdadeiros ícones pops da cultura ocidental, como o Martini, o drinque americano que é um dos símbolos do american way of life, ou a Margarita, a latina que emigrou para o norte e conquistou o coração e o paladar dos gringos. E é claro, a Caipirinha, que, se ainda não é tão universal quanto os demais, é, com certeza, o predileto dos brasileiros.

O Ébrio

Bebi! Mas sei por que bebi!... Buscava 
Em verdes nuanças de miragens, ver 
Se nesta ânsia suprema de beber, 
Achava a Glória que ninguém achava!

E todo o dia então eu me embriagava 
- Novo Sileno, - em busca de ascender 
A essa Babel fictícia do Prazer 
Que procuravam e que eu procurava.

Trás de mim, na atra estrada que trilhei, 
Quantos também, quantos também deixei, 
Mas eu não contarei nunca a ninguém.

A ninguém nunca eu contarei a história 
Dos que, como eu, foram buscar a Glória 
E que, como eu, irão morrer também.

Augusto dos Anjos

Diga-me o que bebes... E te direi quem és!

"Coqueteis e drinks são para se apreciar. Às vezes, pessoas reclamam que a bebida está fraca. Mas não é esse o caso. As medidas estão corretas. Um drink não é para deixar bêbado. Ele é para ser bebericado enquanto se bate papo"

Em função da dosagem alcoólica, tamanho e temperatura dos coquetéis, convencionou-se dividi-los em Short Drinks, Long Drinks, Hot Drinks e Frozen Drinks.

 

Short Drink – Preparados com duas ou mais bebidas, cujo volume é em média 50 ml. São servidos geralmente em copos pequenos, com teor alcoólico maior. Servidos antes ou após as refeições.

 

Long Drink - Preparados com destilados, licores, bitters, etc, são servidos em copos de long drink, chamados Highballs. São normalmente completados com sucos de frutas, água gaseificada, refrigerantes, e bastante gelo. Refrescantes, geralmente não são servidos durante as refeições. Possui um teor alcoólico menor.

 

Hot Drinks - São bebidas apropriadas para os dias mais frios, feitas a base de chocolate, café ou água quente normalmente servido no inverno, em canecas especiais. Usa-se sempre aguardente e nunca bebidas fermentadas e servidas sempre após as refeições.

 

Frozen Drinks - São preparados no liquidificador, com bebidas destiladas, licores, gelo, sorvete, bolachas ou leite condensado. O ideal é que fique com uma textura cremosa e lisa, sem pedaços de gelo no meio. Servidos sempre após as refeições.

Em função dos utensílios utilizados, forma de preparação e densidade dos ingredientes utilizados, convencionou-se dividi-los em três modalidades: Batidos, Mexidos e Montados.

 

Batidos - Preparados na coqueteleira ou no liquidificador, utilizam ingredientes com densidades diferentes e que não se misturam facilmente, tais como destilados, sucos de frutas, licores, cremes, açúcar, etc. São mais comuns os longs drinks e alguns short drinks.


Mexidos - Preparados no Mixing-Glass, utilizam bebidas com densidades semelhantes, geralmente à base de destilados e quase sempre sem levar açúcar, sucos, xaropes, ovo ou creme de leite em sua composição. Mais comuns são os shorts drinks.


Montados – Dispensa qualquer utensílio para mistura. Preparados diretamente no copo em que será servido. São bebidas com visuais às vezes muito exóticos. Seus componentes devem ser colocados um a um, criando um visual bonito. Utilizam bebidas de igual densidade e que se misturam facilmente. Os mais comuns são shorts drinks e hot drinks.

Em função do grau etílico de seus componentes, os coquetéis foram classificados como: estimulantes de apetite, digestivos, refrescantes, nutritivos e estimulantes físicos.

 

Estimulantes do apetite - Tem por finalidade estimular o apetite, com sabor seco, amargo ou ácido. Geralmente são servidos antes das refeições. Preparados com destilados, Bitters, Vermouths, Licores, pequenas quantidades de açúcar e, eventualmente, completado com sucos de frutas ácidas ou bebidas secas.


Digestivos - Tem por finalidade auxiliar o metabolismo dos alimentos durante o processo de digestão, devido ao seu grau alcoólico. Geralmente são servidos após as refeições e ao café. Preparados com Licores, alguns destilados e outras bebidas alcoólicas, cremes, sucos e bastante açúcar.


Nutritivos - Tem por finalidade completar os valores calóricos do organismo, pois levam em suas composições ingredientes ricos em calorias. Preparado com Vinhos, aperitivos,mel, ovos, cremes e frutas. Mais comuns são os hot drinks.


Refrescantes - Geralmente são servidos fora do horário das refeições, sendo preparados com destilados, Licores, Bitters, sucos, água gaseificada, refrigerantes e muito gelo, com copo Long Drink.


Estimulantes físicos - São coquetéis que trazem energia ao organismo. São quentes e indicados para climas frios. Compostos por bebidas destiladas, água ou café quente, açaí, guaraná, ovo e condimentos especiais.

Os grupos Clássicos de coquetéis


Cobblers - Preparados à base de Vinho, Brandy ou Whisky, frutas, açúcar, suco de limão, gelo e Licor de Curaçau. São servidos em copos Long Tumbey.


Coollers - Preparados à base de Sidra, Ginger-Ale ou outro refrigerante, açúcar, gelo e suco de limão. São servidos em copos Long Tumbey e decorados com pedaços de frutas.


Crustados - Preparados à base de um destilado, suco de limão, Curaçau, açúcar e gelo. São servidos em taças de coquetel, com a borda crustada.


Cups - Preparados à base de Vinho Branco de mesa ou Espumante, xarope de framboesa, Licor, Curaçau, frutas picadas, gelo, suco de laranja ou soda. Semelhantes ao Ponche, são preparados em grandes quantidades, em uma poncheira, e servidos em taças de Champagne.


Daisys - Preparados à base de Brandy, Gim, Rum, Whisky e outras Aguardentes, Ginger-Ale, Xarope de Orgeat, limão, soda e gelo. São servidos em copos Long Tumbler.


Egg-Nogs - Preparados à base de ovo ou gema, açúcar, Vinho do Porto, Xerez, Brandy, Rum ou Whisky, leite frio ou quente e noz-moscada em pó. São servidos em copos Long Tumbler. Nutritivos, podem ser apresentados quentes ou frios.


Fixes - Preparados à base de Anis, Brandy, Gim, Rum ou Whisky, açúcar, suco de limão e gelo picado. São servidos em copos médios Tumbler e ornamentados com fatias de limão e frutas.


Fizzes - Preparados à base de Gim, Brandy ou Whisky, clara de ovo, suco de limão e gelo picado.



Flips - Preparados à base de gema de ovo, Vinho do Porto, Xerez, Brandy ou Whisky, açúcar e polvilhado com noz-moscada. São apresentados quentes, em copos médios.


Grogs - Preparados à base de Brandy, Rum ou Whisky, água e fatia de limão. São servidos flamejando, em copos especiais.

Juleps - Preparados à base de Brandy, Gim, Rum, Whisky ou Vinho Espumante, folhas de hortelã, açúcar e água.

Pousses - Preparados à base de xarope, Licor e outras bebidas, são montados em camadas, de acordo com suas densidades. Dividem-se em Pousse-Café e Pousse L’Amour.


Punches - Preparados à base de Vinho, Champagne, Rum, Brandy e outras bebidas, frutas da época picadas, suco de limão, suco de laranja, etc. Podem ser servidos quentes ou frios.


Sangarees - Preparados à base de Cerveja, Vinho ou outras bebidas, açúcar, gelo, água, etc.


Shrubs - Preparados à base de extrato de frutas cozidas ou xarope de frutas, Brandy, Rum, whisky, Cherry, etc. Geralmente são servidos quentes – são uma variedade de Grogs.


Slings - Preparados à base de Brandy, Gim, Rum, Whisky, noz-moscada em pó, suco de limão, açúcar, água quente, etc. Podem ser servidos quentes ou frios – são também uma variedade de Grogs.


Smashes - Preparados à base de destilados e folhas de menta fresta, idênticos ao Julep.


Sours - Preparados à base de destilados, suco de limão, açúcar e gelo.


Straights - Preparados à base de Aguardente, gelo e aromatizado com Angustura ou outros aromatizantes.

bottom of page