top of page

Um estilo de gastronomia que está mudando o conceito de alimentação saudável.

Muitos já devem ter percebido que uma nova modalidade de gastronomia está fazendo sucesso pela sua proposta. É a chamada gastronomia “fit” ou gastronomia saudável, que vem ganhando cada vez mais adeptos, movimentando as redes sociais e ajudando a melhorar os hábitos alimentares de muita gente.

A gastronômica “fit” se baseia na transformação das receitas através da escolha de ingredientes que promovem a saudabilidade do organismo, dando preferência por produtos funcionais, que geram algum benefício à saúde, sem perder o sabor da preparação.

Alimento “fit” é comida de verdade, saborosa e nutritiva e o grande objetivo  é eliminar a ideia de que optar por uma alimentação saudável é abrir mão do sabor, afinal, é possível manter uma alimentação saudável e saborosa, usando a criatividade e escolhendo corretamente os ingredientes.

 

Uma preparação adequada vai nos proporcionar um alimento com excelentes características nutritivas, facilita a absorção de nutrientes e minerais pelo organismo sendo benéfico a saúde e ao bem estar.

Não adianta comer bem, se o alimento não foi preparado de forma adequada, um alimento mal preparado pode perder parte ou todas as suas características nutricionais.

 

Alimentação saudável é um conjunto que engloba desde a escolha dos ingredientes e utensílios, passando pelo preparo e armazenamento. Todos esses fatores fazem parte de uma boa alimentação.

Pessoas que tem o hábito de ler embalagens com certeza já viu nas prateleiras dos mercados algum produto com a descrição “fit” estampando em seu rótulo. Hoje podemos encontrar um corredor inteiro destinado a este gênero da alimentação. Mas não se engane com alimentos processados que se intitulam “fit”.

 

Quando falamos de alimentos processados, embalados e encontrados em prateleiras de mercados, diferentemente das outras palavras como light, diet ou zero, a palavra “fit” não quer dizer absolutamente nada do ponto de vista da ANVISA.

 

A denominação “Fit” não está contemplada na classificação do ministério da saúde, mas sim é utilizada pelas principais marcas comerciais para promover os alimentos que elas julgam ser mais saudáveis. Geralmente, essa classificação é utilizada em produtos derivados de algum ingrediente integral, por se acreditar que esses alimentos possuam menor índice glicêmico.

 

Como a classificação de alimento “fit” pode ser usada livremente pelas indústrias, é importante ficar atento para não comprar alimentos que sejam apenas puro marketing.

Uma dica para as pessoas que querem uma alimentação mais saudável é focar em em comida de verdade e apenas complemente ocasionalmente com alimentos mais processados. Desse modo, sua saúde estará sempre em dia, sem que você precise ler rótulos exaustivamente.

bottom of page