Food vs Fashion
Não brinque com a comida! É o que dizem as mães quando somos crianças. Mas algumas pessoas parecem ter ignorado os conselhos depois de atingir a idade adulta, mas por um bom motivo. Já ouviu falar em Food vs Fashion? No Brasil ainda pouco se ouve falar, porém muito comum em blogs americanos, amantes de boa comida e moda. Uma tendência que foi impulsionada pela falta de apreciação da culinária na indústria da moda. Um trabalho sofisticado em um universo onde são feitas combinações das formas de alimentos com peças de roupas estilosas, unindo tudo que é doce e elegante, deixando uma dúvida, a moda inspira os chef a criarem os pratos ou, os pratos inspiram o estilista a criarem a roupa?
Tudo na nossa vida pode nos inspirar, mesmo as coisas que não parecem ter muito uma conexão.
Fotos de looks casuais se tornam mais elegantes e com aparência doce e agradável quando combinados com tópicos de alimentos. Assim, os blogs, com informações e material de interessante sobre ambos os universos, são as melhores fontes de encontrar idéias inspiradoras de moda, bem como questões deliciosas e agradáveis de alimentos gourmet. São inúmeros os blogs de comida + moda que já existem na internet, e muitos outros surgem a cada dia, contribuindo muito para tornar o mundo da moda e o mundo dos seres humanos em geral, mais açucarados e chiques.
Os blogs com esta proposta chamam muito a atenção pela criatividade, irreverencia, frases de descrição das imagens e principalmente pela ideologia. Elizabeth Minett, em seu blog Haut Appétit costuma usar a frase "Coma o que você ama e ame o que você come". No blog Make My Lemonade, Lisa usa o slogan, "Quando a vida lhe der limões ... Faça uma limonada". Outro destaque é para o blog The Stiletto Spice, onde tudo que é apresentado tem uma mistura espetacular do Ocidente e do Oriente, tanto na moda como nas tendências da cozinha.
Karen Chan e Todd Wagner tentam inspirar os leitores no blog Honestly Yum a experimentar novas receitas sazonais e aventuras culinárias deliciosas, principalmente em eventos festivos. "Nossa missão é dar aos nossos leitores truques úteis, sem stress e dicas para fazer um o jantar perfeito, de forma elevada, simples e divertida".
Viver com doçura é a mensagem deste blog, Sugarlaws, que é outra exemplificação brilhante da combinação de comidas saborosas com as atraentes tendências da moda.
Nestes blogs podemos encontrar uma enorme variedade de conversações alimentares e moda, cada um oferecendo uma opção agradável e útil ou, ideias que podemos usar para fazer a nossa rotina diária mais interessante e única, com lindos look e pratos deliciosos a festa em casa com os amigos e família, pode ficar muito mais divertida.
Com seus desenhos maravilhosamente simples e lúdicos, a ilustradora de moda Gretchen Roehrs, cria croquis como vestidos elegantes para modelos de passarela mesclando papel, nanquim e alimentos, nos mostra o quão intimamente relacionados estão o mundo da moda e da gastronomia. A arte imita a vida, como eles dizem, e isso vale para alimentos e moda também.
Roehrs não é a primeira a olhar ao seu ambiente cotidiano para a inspiração de moda, Shamekh Bluwi usa padrões de arquitetura para completar suas ilustrações de moda.
Vestidos glamorosos, macacões e até minivestidos à la Twiggy são criados com a ajuda de frutas, legumes e muita criatividade. Mas, ao contrário do que se pensa, processo criativo de Gretchen é simples e intuitivo: "eu uso uma caneta nanquim e seja lá qual for o alimento que eu estiver comendo naquele dia", conta em entrevista para a revista Vogue.
Alimentos, moda e tendências - por que há um cruzamento improvável entre alimentos e moda. Pode-se dizer que é um cozimento lento, mas a fixação de moda com a comida vai muito mais profundo do que o apelo atrativo. Eles se alimentam um do outro. É cada vez mais evidente que, longe de um breve flerte, esta é uma relação de romance enraizado na história e paixão duradoura.
Um dos aspectos mais interessantes é como os alimentos e a moda influenciaram e se infiltraram através da sociedade de maneira semelhante. É só olharmos ao lado para vermos que a tendência na industria de alimentos é semelhante ao da passarela, um exemplo é a predileção recente de moda para o uso de neoprene, material usado principalmente em roupas de mergulhadores, e a obsessão da indústria de alimentos com nitrogênio, também utilizada pela indústria de mergulho. O efeito mundial de cronuts (um cruzamento entre um donut e um croissant) não é diferente dos babados de Balenciaga.
Alimentação, como a moda, é impulsionado por tendências, sazonalidade e a rajada ocasional de campanha publicitária. Há um nível de luxo e diligência que é necessário na busca de boa comida e bom gosto para moda.
A indústria alimentar, assim como a passarela, estão em constante evolução, com novos chefs de cozinha e restaurantes muito sofisticados surgindo a cada dia, pratos sendo nomeado diariamente, estilistas desenvolvendo coleções, criando e inovando a cada novo desfile, tanto na moda como na gastronomia vem borbulhando e ganhando a atenção quem tem ideias inovadoras, pois ambos são campos que impelem as pessoas a experimentar.
Em tempos difíceis, lojas de luxo não desaparecer completamente, mas elas se transformam em outra coisa, um consumidor considera mais rentável estragar-se com uma barra de chocolate gourmet do que espirrar para fora em um vestido novo.
Inove, invente e reinvente, talvez algo distante só precise de uma ponte criativa para se unir e dar certo, criando uma nova tendência.