top of page

Cebolas sem choro


Você é o que você come! Dicas de como cortar cebola sem chorar

Sabe aquele ardor sentido nos olhos após picar uma cebola? É só começar a manusear uma cebola e depois de alguns minutos vem àquela sensação incômoda nos olhos. A explicação de tal fenômeno deve-se às células da cebola, uma parte dela é rica em enzimas e a outra em sulfuretos.


As cebolas são constituídas por uma túnica de folhas externas (a parte marrom), as camadas (a parte branca firme, comestível) e por um disco basal (normalmente chamado de “raiz” ou “parte cabeluda”).


Quando você corta o disco basal ou o esmaga, essas duas células se rompem e se misturam. Reação que resulta em uma substância chamada ácido sulfúrico e é transformada em um gás. A irritação é produzida quando esse gás atinge os olhos. Quando o gás entra em contato com a água, uma vez que os olhos estão constantemente úmidos, é produzida uma solução fraca de ácido sulfúrico. O organismo se defende do incômodo, produzindo mais lágrimas.



Para evitar lágrimas podemos seguir alguns passos básico:


  • Resfrie suas cebolas no freezer por 10 a 15 minutos antes de cortá-las - Isso reduz a quantidade de enzima ácida liberada no ar e não afeta o sabor. Isso foi indicado como “o jeito mais eficiente de reduzir as lágrimas” pelo programa televisivo “Food Detectives”. Deixar as cebolas armazenadas em refrigerador também é uma opção. É importante acondicionar as cebolas em sacos plásticos bem vedados, pois assim evita a transferência de odor para outros alimentos. Particularmente, em casa a cebola só fica no refrigerador, e garanto, não há lágrimas na hora de cortar!


  • Use uma faca muito afiada para cortar as cebolas - As enzimas são liberadas quando as células são quebradas ou esmagadas. Usar uma faca afiada acaba fatiando a cebola em vez de esmagá-la. Assim, menos enzimas são liberadas.


  • Corte a cebola sob água - Este é um método eficiente. Porém, um pouco difícil realizá-lo. Na água, os pedaços de cebola se espalham. Pode –se cortá-las dentro de um recipiente cheio de água ou lavá-la em água corrente antes de cortar.


  • Corte a cebola perto de água corrente quente ou de uma nuvem de vapor - O vapor de uma chaleira ou panela de água servirá. A ciência aqui é que o vapor atrairá os gases da cebola, dissipando-os.


  • Respire pela boca e estique a língua - Isso atrai o gás para sua língua molhada. Os nervos olfativos, que estão localizados perto dos nervos lacrimais, ficarão protegidos e não gerarão lágrimas.


  • Deixe a cebola de molho na água - A enzima é desnaturada pelo limite entre ar e água. Porém, saiba que isso elimina um pouco de sabor da cebola.


  • Aponte a faca para longe dos tubos - Visto que a “carne” da cebola é tubular em sua construção, apontar os tubos para longe durante o corte pode impedir que a cebola borrife substâncias em seus olhos.


  • Assobie enquanto trabalha - O assobio cria um fluxo de ar significativo, especificamente oposto ao seu rosto, que mantém os compostos da cebola longe dos olhos.


  • Corte a cebola perto de uma janela, ventilador ou corrente de ar diferente - Isso faz com que o gás se afaste de seus olhos. Corte as cebolas no balcão e use o ventilador, ou fique perto de uma janela aberta.


  • Use algum tipo de solução ácida - Uma solução ácida ou iônica pode desnaturar a enzima. Colocar vinagre na tábua de corte pode desnaturar a enzima, ou deixar a cebola de molho em água salgada. Porém, saiba que isso pode mudar o sabor da cebola, interferindo no resultado final de sua preparação.



bottom of page