Tomate - Tomate Pelado - Tomate Concassé
Será que o seu molho caseiro de tomate nunca deu certo por que você escolheu o tipo errado? E o espetinho de vegetais, será que você usou o tomate certo para a iguaria?
TOMATE
Tomate é o fruto do tomateiro. De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis.
Apesar de constantemente associado à cozinha da Itália, dado seu largo uso na sua culinária italiana, o tomate já era primordialmente consumido nas civilizações inca, maia e asteca antes de ser levado para a Europa.
O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno, vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
O tomate é composto principalmente de água, possuindo, aproximadamente, catorze calorias em cem gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.
O grande problema do tomate é que é um dos produtos mais contaminados por agrotóxicos em decorrência de sua suscetibilidade a pragas.
TIPOS DE TOMATE
Tomate Carmem - Também é conhecido como tomate 'Longa vida', porque dura bastante. É bom para fazer salada, mas por ser muito aguado e pouco saboroso, não é o ideal para molhos. É o mais comercializado no país. Se for fazer molho com ele, certamente vai ficar alaranjado.
Tomate caqui - Não é bom para fazer molho, porém é excelente para fazer o vinagrete do churrasco. Não é muito adocicado, mas tem uma boa acidez e é fresco, tem frescor no sabor.
Tomate holandês - O mais legal dele é a apresentação, porque ele é comercializado no raminho. Ao comprar é importante observar se o raminho está bem verde. Começou a ficar marronzinho, não está bom para o uso. Não é um tomate muito ácido e é bem adocicado, excelente para salada.
Tomate Débora - É um bom tomate para o dia a dia. Serve para salada e molho. Menos ácido do que o Tomate Carmem, porém tem mais sementes do que o Tomate Italiano. Serve para fazer molho, mas não é tão bom quanto o Tomate Italiano. Ele é ideal para salada.
Tomate Italiano - De formato alongado, é o melhor tomate para fazer molho, porque tem menos sementes e é mais carnudo. A desvantagem é que ele é o mais sensível de todos, então ele não dura muito tempo.
Tomate Cereja - Um mini tomate bem adocicado, bem aguado, refrescante, ideal para fazer saladinhas, mas também para colocar em canapés e espetinhos.
Tomate Sweet Grape - O formato parece o de uma uva. É bem mais doce do que o Tomate Cereja e mais carnudo também. Parece um mini tomate italiano.
TOMATE PELADO
Os tomates usados são normalmente aqueles alongados e bem maduros. A variedade dos tomates é importante porque eles precisam ter bastante poupa, poucas sementes e permanecer inteiros durante o processamento.
Eles são limpos, a casca é retirada e eles são enlatados cobertos com suco de tomate. É um produto natural, sem conservantes.
O tomati pelati é muito usado na cozinha italiana e tem aparecido em muitas receitas atualmente. Eles podem ser usados em massas, em molhos de todos os tipos, pizzas, ensopados, sopas, etc.
Eles são diferentes dos extratos e molhos de tomates prontos que são mais cozidos e concentrados, o sabor do tomati pelatti é mais fresco e se aproxima mais do tomate in natura.
Pode-se preparar o tomate pelado em casa. É simples e muito mais saboroso. Embora o ideal sejam tomates mais alongados, pode-se retirar a casca de qualquer tipo de tomate.
Modo de preparo de tomate pelado caseiro:
Fazer dois cortes em formato de "x" na parte superior do tomate.
Colocar o tomate em uma panela com água fervente.
Deixar até a casca começar a soltar no local do corte.
Retirar o tomate da água fervente e colocar imediatamente em uma tigela com água gelada, para não interromper o processo de cozimento.
Em seguida basta puxar a casca e se soltará por completo.
TOMATE CONCASSÉ
Concassé é a técnica de cortar o tomate (sem casca e sem sementes) em cubos pequenos.
Em alguns preparos, a pele e a semente atrapalham o sabor e a apresentação do prato. Essa é uma excelente forma de preparar o tomates para usa-los como ingrediente para pizzas, risotos, bruschetta, finalização de pratos, etc.
Modo de preparo do tomate concassé:
Após retirar a casca do tomate como descrito acima, basta cortar o tomate ao meio no sentido do comprimento, retirar as sementes e cortar em cubos pequeno.