top of page

Filmes imperdíveis de gastronomia


Você é o que você come! Filmes imperdíveis para amantes da gastronomia

Para se inspirar, se deliciar ou conhecer melhor o universo da culinária, os filmes são seus bons amigos. Desde clássicos até a animação Ratatouille, os longas são obrigatórios para os amantes da boa comida.


Antes de começarmos a lista de filmes, só uma curiosidade. Você sabe como e quando surgiu o hábito de comer pipoca no cinema?


A pipoca já era vendida em feiras e parques nos Estados Unidos no século 19. No fim desse período, surgiram os primeiros cinemas americanos, e, com eles, vieram os ambulantes e seus carrinhos com pipoca e guloseimas como o Cracker Jack, mistura de pipoca, amendoim e açúcar queimado. No começo, os donos dos cinemas torciam o nariz e achavam que a pipoca distraía os espectadores dos filmes.


Por volta de 1920, os cinemas chamaram os ambulantes para vender pipoca dentro de seu espaço. Com o aperfeiçoamento de máquinas elétricas de fazer pipoca, como as do americano Charles T. Manley, os cinemas abririam suas próprias lanchonetes para vender o petisco. A venda de pipoca, barata, sobreviveu até à Grande Depressão, crise econômica que abalou os Estados Unidos nos anos 30.


Nos cinemas multiplex, com várias salas em um mesmo lugar, o comércio de pipoca, refrigerante e companhia responde por boa parte da grana arrecadada. Hoje, nos Estados Unidos, as vendas de pipoca chegam a 45% dos lucros dos cinemas! Os americanos consomem, por ano, 15,12 bilhões de litros de pipoca, cerca de 51 litros por pessoa. No Brasil, são 80 mil toneladas anualmente.


TOAST: A HISTÓRIA DE UMA CRIANÇA COM FOME

Baseado na biografia do chef Nigel Slater, o longa mostra a criação de uma relação curiosa do menino com a madrasta Sra. Potter (Helena Bonham Carter), após a morte de sua mãe. Diferente dela, a nova mulher de seu pai é uma cozinheira de mão cheia, que leva o pequeno Nigel a conhecer um universo incrível da culinária. E é quase impossível resistir à receita de torta de limão que eles preparam, que vale a pena experimentar fazer em casa.

COMER, REZAR, AMAR


O filme estrelado por Julia Roberts conta a história de Elizabeth, uma mulher que abandona marido, trabalho e amigos para ir desfrutar do melhor que a vida pode oferecer em três lugares paradisíacos: Itália, Bali e Índia. Como uma forma de autoconhecimento, ela experimenta muitas receitas saborosas típicas dos lugares, conhece templos de meditação e, claro, se apaixonar.

RATATOUILLE


Apesar de ser um desenho, o filme traz saborosas aventuras do ratinho Rémy e Alfredo Linguini, o filho secreto do grande chef Auguste Gusteau, que formam uma aliança divertida para recriar a sopa de sucesso do restaurante. Durante a confusa mistura de temperos, sabores e ingredientes, os dois acabam por tornar o antigo restaurante de Gusteau o melhor de toda a França, com o preparo do clássico ratatouille.

JULIE & JULIA

O encontro de Julie Powel (Amy Adams) com a chef Julia Child (Meryl Streep) resulta em uma empreitada um tanto quanto inusitada: Julie quer cozinhar todas as 524 receitas do livro Mastering The Art of French Cooking e publicar a experiência em seu blog, tornando-a famosa por seus feitos. É uma comédia deliciosa para se inspirar e arriscar preparar um prato diferente e inusitado na sua casa.

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE

A primeira adaptação do livro para o cinema foi feita em 1971, pelo diretor Mel Stuart, mas o conhecido Tim Burton, por suas produções fantásticas, tornou a obra ainda mais colorida e saborosa. Charlie Bucket (Freddie Highmore) é um menino de família humilde, que ganha um convite dourado para conhecer a fábrica de chocolates de Willy Wonka (Johnny Depp). É uma deliciosa aventura pelo universo maravilhoso dos doces.

CHOCOLATE

Lutando contra todos os obstáculos, Vianne Rocher (Juliette Binoche) e sua filha encantam os moradores de uma pequena cidade rural com os incríveis bombons e outros doces que Vianne prepara. Além de ser uma ótima fonte de inspiração, o longa conta com a presença de Johnny Depp, que adiciona um novo sabor às receitas da mãe solteira.

SEM RESERVAS

No duelo bem temperado entre a chef perfeccionista Kate (Catherine Zeta Jones) e o bem-humorado e apaixonante Nick Palmer (Aaron Eckhart), receitas deliciosas aparecem o tempo todo. O filme é uma interessante interpretação norte americana do original alemão Simplesmente Martha, que retrata as nuances e a maneira como cada chef tem de cozinhar.

O TEMPERO DA VIDA

Desde pequeno, Fanis (Markos Osse) sempre esteve envolvido com a comida, experimentando os temperos que ela podia lhe oferecer. Seu avô, Vassilis (Tassos Bandis) é um filósofo culinário, que ensina conhecimentos que vão além de uma simples refeição. Como já diz a capa do filme: "canela, doce e ardente como toda mulher; pimenta, picante e ardida como o Sol; sal, utilizado para dar mais sabor à vida."

SIMPLESMENTE COMPLICADO

Com um time repleto de grandes nomes de Hollywood, Simplesmente Complicado conta a história de Jane (Meryl Streep), a dona de uma padaria renomada, que acaba em um caso com o ex-marido Jake (Alec Baldwin). Nessa mistura maluca, Jane prepara deliciosos croissants de chocolate com Adam (Steve Martin), o arquiteto da obra na padaria, enquanto se diverte preparando pratos para a família.

VOLVER

Como um bom filme de Pedro Almodóvar, Volver trata das particularidades do universo feminino, de suas nuances e do retorno à terra natal, ao passado. Raimunda (Penélope Cruz) retorna para sua cidade quando um incêndio mata seus pais, mas tem que continuar sua vida e criar sua filha Paula. Com grandes referências à culinária espanhola, Volver é um retrato de pequenos sabores e dessabores da vida cotidiana.

AS FÉRIAS DA MINHA VIDA

Ao receber a notícia de que teria pouco tempo de vida, Georgia Byrd (Queen Latifah) abandona o emprego de vendedora e decide gastar suas economias em uma viagem luxuosa para Praga. Despojada e bem-humorada, Georgia conquista a simpatia do chef Didier (Gérard Depardieu), um de seus preferidos. Juntos, os dois trocam receitas e conhecimentos sobre um dos melhores prazeres do mundo.

SOB O SOL DA TOSCANA

Comida italiana é boa demais! Depois de um divórcio, a escritora Frances Mayes (Diane Lane) decide se mudar para a Toscana, reformando uma casa bem antiga na região de Cortona. Enquanto busca terminar seu novo texto, ela acaba se descobrindo nas delícias do país e da região, regada a muito vinho. Também encontra nas paisagens dos girassóis um novo amor.

SABOR DA PAIXÃO

Penélope Cruz interpreta Isabella Oliveira, a dona de um restaurante na Bahia, com seu marido Tonho (Murillo Benício). Produzido em parceria com os Estados Unidos e a Espanha, diversos atores participam da trama, que mostra a culinária como uma terapia para a alma.

OS SABORES DO PALÁCIO

Como deve ser cozinhar para o presidente de um país? Muita pressão, com certeza! A renomada chef Hortense Laborie (Catherine Front) é a escolhida para ser a manda-chuva no Palácio de Eliseu, na França. De olhos bem abertos para o que acontece ao seu redor, ela vai conquistando seu espaço e os colegas de trabalho com pratos muito bem feitos e a simplicidade de quem sabe o que está fazendo.

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE

Se você gosta de gastronomia, então não pode perder este filme. Um clássico, o filme mexicano de 1992, é a história de Tita (Lumi Cavazos), a menina que nasceu na cozinha enquanto sua mãe cortava cebolas. Proibida de casar, ela se consola pela familiaridade que a comida tem na sua vida e, apaixonada por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), insere em cada prato todos os seus sentimentos, sendo sentidos por quem o come.

ROMÂNTICOS ANÔNIMOS

Já imaginou ser uma chef de mão cheia, mas com aversão ao público? Angélique Delange (Isabelle Carré) é uma confeiteira que faz chocolates aplaudidos pela crítica, mas nunca aparece e se finge de entregadora. Quando vai trabalhar na Fábrica de Chocolates, recebe o cargo de representante comercial e se desespera, mas o dono da empresa também é um introvertido: juntos, vão descobrindo como superar a ansiedade e salvar a fábrica da falência com uma receita melhor do que a outra de maravilhosos chocolates.

ESTÔMAGO

De produção nacional, Estômago é um filme que mistura a referência a comida e também ao órgão. O imigrante Raimundo Nonato (João Miguel) parte para a cidade grande em busca de melhores oportunidades e acaba se descobrindo um verdadeiro talento nato para a cozinha. Quando se torna assistente em um restaurante italiano, ele se envolve com a prostituta Iria (Fabiula Nascimento), que vai agitar bastante a vida do casal.

SOUL KITCHEN

Há uma busca interna no filme Soul Kitchen (em português, Cozinha da alma), do dono do restaurante Zinos Kazantsakis (Adam Bousdoukos), que precisa deixar o lugar na mão de seu irmão recém-saído da cadeia para ir atrás de sua amada em Xanghai. Dividido por tudo que o cerca, Zinos ainda tem outros problemas: sua comida não anda tão maravilhosa e uma dor nas costas o atormenta.

SIDEWAYS - ENTRE UMAS E OUTRAS

Além da boa comida, um bom vinho pode fazer toda diferença, não é? Miles Raymond (Paul Giamatti) e Jack (Thomas Haden Church) partem para um roteiro diferente para a despedida de solteiro, pelas vinícolas de Santa Inez, na Califórnia. Durante a viagem, os dois conhecem mulheres incríveis que podem mudar suas vidas, além de degustarem deliciosos vinhos por toda parte.

MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO

Harold Crick (Will Ferrell) está preocupado com a voz que narra todas as suas ações, sensações e pensamentos, que diz que ele está prestes a morrer. Desesperado para saber quem é esta voz e como pode impedir sua própria morte, ele parte em busca de momentos que o façam aproveitar a vida e conhece a padeira Ana Pascal (Maggie Gyllenhaal), dona dos melhores cookies que ele já comeu.

VATEL

O famoso ator francês Gérard Depardieu interpreta o mordomo François Vatel, do Príncipe de Condé (Julian Glover), o salvador de toda a província no norte da França. Só ele poderia preparar as melhores comidas e garantir o entretenimento do rei Luís XIV (Julian Sands), que livraria a região das imensas dívidas. Em meio a muitas receitas deliciosas, Vatel se apaixona por Anne de Montausier (Uma Thurman), que pode atrapalhar o cozinheiro em sua jornada.

A GRANDE NOITE

O filme de 1996 conta a história de dois irmãos italianos, Primo (Tony Shalboub) e Secondo (Stanley Tucci), que vão para os Estados Unidos com o sonho de abrir um restaurante italiano. A genialidade gastronômica de Primo tem também um lado temperamental, que o leva a recusar os pratos tradicionais e rotineiros. Pensando em uma forma de conseguir sucesso, os dois e um músico de jazz famoso se unem para lançar o lugar com um cardápio para lá de inovador.

SOUL FOOD (ALIMENTO DA ALMA)

A comida tem uma presença tão marcante em Alimento da Alma que é a responsável por manter a família de Mamma Joe (Irma P. Hall) sempre unida nos almoços de domingo. Para seu neto Ahmad (Brandon Hammond) é o momento que todos dividem suas alegrias e tristezas, onde se coloca toda a paixão na hora de preparar os pratos. Por isso, o menino resolve bolar um plano para conseguir conciliar sua família e ter de volta os deliciosos almoços.

SIMPLESMENTE MARTHA

O longa da Alemanha é o original da história que o filme Sem Reservas também conta. Metódica, obsessiva e uma verdadeira artista na cozinha, Martha (Martina Gedeck) tem sua vida revirada com a morte da irmã e a sobrinha de oito anos que fica com ela. Além disso, ainda aparece o chef italiano Mario (Sergio Castellito), um homem charmoso, extrovertido e que acrescenta sabor e diversão na vida de Martha.

O SABOR DA MAGIA

Tal qual o misticismo que rege a culinária, Tilo (Aishwarya Rai) é uma mulher misteriosa, dona de uma loja de especiarias e que tem um poder de cura sobre as pessoas. Mas todo poder tem suas responsabilidades: ela não pode se apaixonar, não pode provar suas receitas e nem tocar na pele de outra pessoa. Tudo muda quando ela conhece Doug (Dylan McDermott) e seu dom das especiarias começa a tomar outros rumos.

DIETA MEDITERRÂNEA

A chef Sofia (Olivia Molina) tem um trabalho no restaurante de seus pais, três filhos e um marido incrível. Mas não consegue evitar uma paixão antiga com Frank (Alfonso Bassave), que conheceu quando trabalhou em na cozinha de um hotel cinco-estrelas à convite dele. Reviver esse amor acende também em Sofia uma nova forma de enxergar a gastronomia, sendo muito influenciada pelos dois amantes.

TAMPOPO

E se dissessem que o ramen, o tradicional macarrão chinês, é uma verdadeira arte? No filme japonês de Juzo Itami, a viúva e dona de um restaurante está determinada em dominar o ramen por completo e, para isso, ela conta com a ajuda de um misterioso motorista de caminhão, especialista no assunto.

COMER, BEBER, VIVER

Na família do chef aposentado Chu (Sihung Lung), em Taipei, o jantar de domingo é um ritual sagrado, que reúne as três filhas dele. Com muita comida boa e tradicional, as conversas tratam dos casos amorosos de cada uma, além de manter a família sempre unida em torno da mesa.

GARÇONETE

Para Jenna (Keri Russell), uma garçonete que sonha em se separar do marido Earl (Jeremy Sisto), o modo de fugir de seus problemas na vida é cozinhar tortas, deliciosas e inspiradas por seus momentos. Após descobrir sua gravidez, ela resolve escrever uma espécie de diário para o bebê, incluindo suas inspirações para as tortas.

O COZINHEIRO, O LADRÃO, SUA MULHER E O AMANTE

Uma história envolvente que celebra a boa cozinha, o amor e também a amizade. Cansada de ser maltratada pelo marido gângster Albert Spica, sua mulher Georgina (Helen Mirren) conhece Michal (Alan Howard) e com ele inicia um caso, protegido pelo chef Richard (Richard Bohronger). É um misto de prazer e agonia, com um final surpreendente, mas muitos pratos que se transformam em um verdadeiro banquete para os olhos.

SUPER SIZE ME - A DIETA DO PALHAÇO

O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald’s, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.



A COMILANÇA


Filme franco-italiano com Marcello Mastroianni, em que quatro amigos se reúnem em uma cabana no interior com um intuito: Comer até morrer. Comédia dramática muito boa.



MUITO ALÉM DO PESO


Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.



POR QUE VOCÊ PARTIU?


Quais motivos podem nos levar a deixar nosso país e nossa família para tentar a sorte em um continente diferente? O filme acompanha a brilhante trajetória de cinco chefs de gastronomia francesa que residem no Brasil, a partir do relato de suas histórias familiares. Com os chefs Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin, Laurent Suaudeau, Alain Uzan e Frédéric Monnier.

OS CATADORES E EU


A diretora Agnès Varda anda pelo interior da França, afastada das cidades que concentram a riqueza e o luxo, acompanhando pessoas que sobrevivem de restos. Ela se mistura a catadores e coletores que vão até uma feira em busca de sobras de alimentos. Ao mesmo tempo, Agnès conversa com eles, que versam sobre os mais variados assuntos, de política internacional até tragédias pessoais. O filme faz parte da lista dos 1000 melhores filmes de todos os tempos do The New York Times.

O JULGAMENTO DE PARIS


O longa acompanha o início da indústria do vinho, em Napa Valle, durante os anos 1970, que resultou na vitória da vinícola californiana Chateau Montelena na competição internacional de melhor vinho em 1976, em Paris, responsável por pôr a localidade no mapa dos melhores produtores da bebida.

PERU SABE: LA COCINA, ARMA SOCIAL


O revolucionário da gastronomia peruana Gastón Acurio, e o espanhol que mudou a cara das cozinhas no mundo nos anos 2000, Ferran Adriá, juntam-se em um documentário que conta como o Peru renasceu no mapa mundial através de sua cozinha. A gastronomia reviveu o país, tanto culturalmente, como no plano educacional e econômico.

ELBULLI: COOKING IN PROGRESS

Por trás da mente criativa de Ferran Adriá. Todo o processo de desenvolvimento de pratos, técnicas, sabores, e receitas, para o seu premiado restaurante elBulli. Documentário imperdível para os amantes de gastronomia molecular.

JIRO DREAMS OF SUSHI


Jiro Ono, 85 anos, é um especialista em sushi que trabalha incansavelmente no seu restaurante, Sukiyabashi Jiro. Yoshikazu, filho de Jiro, enfrenta o desafio de assumir o comando do renomado, minúsculo e caríssimo estabelecimento e deixa o pai livre para dedicar-se ao seu objetivo de vida: criar o sushi perfeito.

COMO UM CHEF

Aos 32 anos de idade, Jacky Bonnot (Michaël Youn) tem grande talento para se tornar um grande chef gastronômico, mas nunca teve a oportunidade de provar o seu talento. Por causa da situação financeira precária de seu casal, ele é obrigado a aceitar trabalhos temporários em pequenos restaurantes. A sorte muda quando ele cruza com o renomado Alexandre Lagarde (Jean Reno), chef em decadência, prestes a ser demitido pelo dono do restaurante onde trabalha, e substituído por um chef novo.

CHEF

Carl Casper (Jon Favreau) é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local (Dustin Hoffman) por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um dia, um renomado crítico gastronômico (Oliver Platt) vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa, baseada justamente no fato do cardápio ser pouco criativo. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior: a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa (Sophia Vergara) para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida.

PEGANDO FOGO

O chefe de cozinha Adam Jones (Bradley Cooper) já foi um dos mais respeitados em Paris, mas o envolvimento com álcool e drogas fez com que sua carreira fosse ladeira abaixo. Após um período de isolamento em Nova Orleans, ele parte para Londres disposto a recomeçar a carreira e conquistar a sonhada terceira estrela no badalado guia Michelin de restaurantes. Para tanto ele conta com a ajuda de Tony (Daniel Brühl), que gerencia um restaurante na capital britânica, e recruta uma equipe de velhos conhecidos.

bottom of page